Satélites

[News Sat][slideshow]

Tv Paga

[Tv paga][grids]

Tv Aberta

[News Tv][btop]

Star One D1 é lançado com sucesso pela Ariane Space 5

Equipe da SSD, empresa americana, que efetuou a construção do satélite.
Foto: Divulgação (Embratel) 

No início da noite de quarta-feira (21), o satélite Star One D1 deixou a terra em direção ao espaço, onde ele ocupará a posição geoestacionária 84º W. O satélite irá substituir o Brasilsat B4 que encerrou suas operações recentemente. O Star One D1 tem capacidade de recepção e transmissão de banda C, Ku e Ka e permitirá ao país ter independência no setor de telecomunicações.

O lançamento aconteceu através do foguete Ariane Space 5 que decolou de uma base localizada na Guiana Francesa. Também foi levado ao espaço, juntamente com o D1, o satélite japonês JCSAT-15 que ocupará a posição 115º Leste e fornecerá serviços de internet para aquele país. 

Segundo o diretor executivo da Embratel, Gustavo Silbert, o satélite permitirá ao Brasil oferecer uma internet banda larga de qualidade para regiões mais remotas do país. Ele ainda destacou a importância do projeto para o setor da educação e saúde, já que o Star One D1 poderá ser utilizado para a transmissão de teleaulas e até mesmo realização de cirurgias a distância. 

O satélite deve iniciar suas operações oficiais até o final de janeiro. Acredita-se que algumas emissoras devem utilizar do dispositivo para transmitir seus sinais em alta definição, permitindo que os mesmos sejam retransmitidos pelas repetidoras terrestres, sobretudo neste período que antecede o desligamento total da televisão analógica. 

Nenhum comentário: